Com queda de doações na pandemia, estoque de sangue do Hemope fica em situação crítica

Somando os meses de abril e maio, foram coletadas 4.500 bolsas ao todo.

Média mensal era de 8 mil.

Tipos sanguíneos A-, A+, B+, O- e O+ têm estoque muito baixo, segundo hemocentro.

Hemope fica localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife Marlon Costa/Pernambuco Press A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) teve uma redução no número de doações na pandemia do novo coronavírus.

Por isso, segundo o próprio hemocentro, o estoque de bolsas de sangue atualmente é crítico nos tipos sanguíneos A-, A+, B+, O- e O+.

Os outros, de acordo com o Hemope, tem estoques em "estado de alerta". Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus Coronavírus: confira perguntas e respostas A coleta de sangue caiu para a metade durante a pandemia, segundo o Hemope.

Durante os meses de abril e maio foram coletadas cerca de 4.500 bolsas.

Normalmente, coleta mensal arrecadava 8 mil bolsas de sangue.

A suspensão das cirurgias eletivas nos hospitais, aquelas que não são de urgência, diminuiu parte da demanda, mas o sangue ainda era necessário.

No entanto, com a autorização para retorno das mesmas, aumenta novamente a demanda por bolsas de sangue.

Com isso, o Hemope está pedindo que, quem pode doar sangue, compareça à unidade.

A fim de evitar aglomerações, o doador precisa agendar um horário.

No Recife o agendamento é através do 0800-081-1535.

Para ligações interestaduais, o número é o (81) 3182-4630.

Na sede de Caruaru, o agendamento é feito através do número (81) 3719-9569.

Como doar Hemope toma cuidados para continuar recebendo doações de sangue Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação).

Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto.

São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.

Crachás não são aceitos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Covid-19 em Pernambuco Pernambuco chega a 61.119 casos e 4.968 mortes por Covid-19 Foram confirmados, na quinta-feira (2), 1.414 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 74 óbitos (veja vídeo acima).

Com isso, o estado totaliza 61.119 casos confirmados e 4.968 mortes de pacientes com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os óbitos registrados nesta quinta-feira (2) ocorreram desde o dia 19 de abril.

Das 74 mortes, 47 ocorreram entre essa data e o dia 28 de junho.

Outras 27 foram registradas nos últimos três dias. Initial plugin text
Categoria:PE - Caruaru e Região