Governo de Minas lança edital para projeto de concessão do Parque de Ibitipoca

Objetivo do procedimento é obter estudos prévios de viabilidade, levantamentos, investigações, dados e outros para estruturação do modelo de licença; local é o primeiro a receber sinalização de empresas interessadas.

Parque estadual de Ibitipoca Amilton Fortes O Governo de Minas publicou nesta quinta-feira (2), o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) relativo ao projeto de concessão à iniciativa privada do Parque Estadual de Ibitipoca.

O local faz parte das 21 unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Programa de Concessão de Parque Estaduais (Parc).

De acordo com o IEF, o objetivo do procedimento é obter estudos prévios de viabilidade, levantamentos, investigações, dados, informações técnicas, projetos ou pareceres para estruturação do modelo de concessão.

As informações serão usadas pelo Estado para ajudar na modelagem da licitação, a partir das contribuições do mercado.

Conforme a pasta, Ibitipoca é o primeiro a ter edital lançado.

Para conferir o documento clique aqui. Procedimento Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a partir de agora, as empresas que tiverem interesse em participar têm 15 dias úteis para enviar o requerimento relativo à fase de autorização.

Depois disso, o Instituto tem 10 dias úteis para dar o resultado com os locais autorizados. O edital permite que a pasta receba propostas de mais de uma firma, o que significa que o órgão pode levar em consideração informações fornecidas por mais de um interessado na hora de configurar o edital da concessão. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais do IEF, Danuza Aparecida de Paiva, após a fase de análise de autorização, as instituições que forem autorizadas terão que enviar quatro produtos, sendo um preliminar de diagnóstico e projeção e outros três relacionados à modelagem econômico-financeira, jurídica e técnico-operacional.

"O PMI é um meio importante para auxiliar na estruturação de um bom projeto de concessão.

Por meio dele vai ser possível o aporte de conhecimento privado especializado, diminuindo a assimetria informacional entre a administração pública e os particulares, o que contribui para a melhor definição das futuras regras contratuais", explicou. Parque Estadual do Ibitipoca Vivian Reis/G1 Programa Parc O Parc é uma iniciativa do IEF, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

A medida foi lançada pelo Governo de Minas no dia 11 de abril de 2019.

O principal objetivo é desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltadas para o aprimoramento e a diversificação dos serviços turísticos das unidades de conservação de Minas Gerais. Parque de Ibitipoca O Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição do Ibitipoca, conta com atrações famosas, como a Janela do Céu e o Circuito das Águas.

Com cerca de 100 mil visitantes por ano, chega a arrecadar em torno de R$ 1,8 milhão anualmente. Parque Estadual de Ibitipoca Instituto Estadual de Florestas/Divulgação
Categoria:MG - Zona da Mata