Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem surto de Covid-19 entre profissionais da saúde

Nove funcionários que atuam na linha de frente do combate à pandemia testaram positivo para a doença.

Eles atuam no Centro de Terapia Intensiva, onde estão internados os pacientes com coronavírus.

Hospital de Clínicas tem surto de coronavírus entre profissionais da saúde Divulgação/Hospital de Clínicas O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou nesta sexta-feira (29) que nove profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 testaram positivo para a doença.

Eles trabalham no Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto, onde estão internados os pacientes com coronavírus. "O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informa que, entre os dias 25 e 28 de maio, nove profissionais do Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto, onde estão internados pacientes com coronavírus, apresentaram sintomas respiratórios, foram avaliados pelo Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) e testaram positivos para a Covid-19", informou o hospital, por meio de nota. A instituição afirma que não é possível relacionar a contaminação com o atendimento direto prestado aos pacientes.

O Hospital de Clínicas destaca, ainda, que reforçou as medidas de segurança.

"Os profissionais de saúde do CTI foram informados e orientados a buscar atendimento no SMO, em caso de sintomas.

Todos os funcionários possuem equipamentos de proteção individual e foram treinados quanto ao uso correto.

Foram reforçadas medidas de distanciamento entre os profissionais de saúde e equipes de apoio para conversar com os profissionais, em cada turno de trabalho", informou, por meio de nota. O hospital ressalta que, desde o primeiro paciente atendido com coronavírus, a SMO já atendeu 1.086 profissionais de saúde e realizou 1.718 coletas de exames para o coronavírus.

Entre os sintomáticos, 66 tiveram resultado positivo, e 38 deles já retornaram ao trabalho. Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19 Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença Foto: Infografia/G1 Initial plugin text
Categoria:Rio Grande do Sul