TRILHAS CONDUZIDAS OCORREM NO PARQUE NATURAL DE TUPANCY, EM ARROIO DO SAL

O Parque Natural Municipal Tupancy – em Arroio do Sal- disponibiliza atividades de trilhas conduzidas aos sábados, com saídas do Centro de Visitantes. São viabilizados dois horários para atender à demanda dos visitantes: às 15hs e às 16hs. Essas trilhas tem a duração de 50 minutos cada e são classificadas como de nível fácil.

A trilha começa no Centro de Visitantes, entrada para o Mantenedor da Fauna Silvestre, onde são feitas algumas explanações sobre a fauna inserida no Parque, com ênfase especial à grande diversidade de aves que freqüentam a área.

A atividade prossegue em direção ao ambiente formado pela Mata Atlântica onde é possível observar-se a biodiversidade característica do P.N.M. Tupancy, viabilizando ao visitante contato direto com fauna e flora representativos deste importante Bioma brasileiro. Especial atenção é dada à Mata de Restinga e espécies associadas a este ecossistema. Uma estratégica parada é prevista sob a sombra de uma coronilha (Scutia buxifolia) quase centenária, que abriga significativa variedade de epífitas como orquídeas e bromélias e fauna a ela associada.

Na continuidade, o visitante do Parque Natural de Arroio do Sal ingressa no bosque de mirtáceas, que conduz ao campo de dunas, a oeste do Parque. De lá é possível observar a grandiosidade do Planalto Meridional. Neste ponto ao visitante é oferecida a oportunidade de fazer a conexão histórico-geológica da Zona Costeira – outro Bioma presente no Parque – e a formação da Restinga Litorânea marcada por diversos indícios da variação do nível do mar durante o Quartenário.

Seguindo adiante, a mata ciliar que contorna a Lagoa de Banho abriga um impressionante exemplar de figueira-da-folha-miúda (Ficus cestrifolia), uma das mais antigas testemunhas da história desta Unidade de Conservação.A trilha encerra num Mirante Natural onde é possível visualizar o Oceano sobre a grande duna vegetada que ali se encontra com altura de aproximada de 5 m de elevação.

Para participar da trilha e ver tudo isso, basta agendar com antecedência pelo fone (51) 36873567. A entrada é franca.

Fonte: A Folha

Categoria:NOTICIAS LOCAIS - CAPÃO DA CANOA, XANGRI LA E REGIÃO LITORÂNEA